Criar uma Loja Virtual Grátis

Terapia Ayurvédica

Terapia Ayurvédica

AYURVEDA
Três forças primordiais, ou princípios, entrelaçam-se para criar os 5 elementos - Espaço (Akash), Ar (Vayu), Fogo (Agni), Água (Jala), e Terra (Phritvi) - dão origem a toda a criação.
O principio da quietude, Tamas, reabastece o universo e os seus seres e é o principal meio de suporte dentro do universo físico. O principio de actividade organizada, Rajas, dá mobilidade coordenação ao universo e à vida humana. O principio de harmonia e inteligência cósmica, Sattva, mantém êxtase e consciência. Estes três principios cósmicos, denominados gunas, operam através dos 5 elementos que criaram, interferindo directamente com a existência humana.

No Ayurveda, a fisionomia humana está enraizada em Biótipos Corporais (Doshas), Tecidos (Dhatus), e Impurezas (Malas
). Estes três principios suportam toda a vida e são mais do que a substância física da nossa anatomia.

Existindo no corpo de todos os organismos vivos, os 5 elementos agregam-se num determinado padrão e são conhecidos em sanscrito como Doshas, o sentido literal é "algo que facilmente entra em desiquilíbrio". Doshas implica que o sistema humano mantenha um equilíbrio delicado ou homeostase constante, estando a sua composição dinâmica e elementar sempre na eminência da desordem.

Neste sistema único de explicar a saude, Ar e Espaço - ambos elementos etéreos - formam um dos 3 doshas denominado Vata. Aqui o ar exerce o seu poder de mobilidade apenas quando espaço está disponivel.

Os elementos Fogo e Água formam o segundo dosha denominado Pita. Aqui a água corporal protege o calor do corpo de se queimar a si próprio. Um exemplo de fogo corporal é o ácido dos nossos estômagos, que se sair do nosso estomâgo, é capaz de queimar o organismo com a força de um fogo poderoso. A água é a força tranquilizante que contém os fogos corporais.
 
Os elementos Água e Terra agregam-se e formam o terceiro dosha denominado Kapha. A água dá á terra a sua fluidez, sem água, a terra seria inerte e estagnada. Desta forma, o dosha Kapha dá ao corpo uma certa fluidez sem o privar do seu suporte sólido.

A proporção com que cada Dosha existe em cada individuo, determina a sua constituição, descrita como biótipo corporal - Prakriti. Ayurveda descreve originalmente 7 tipos de prakriti: Vata, Pita, Kapha, Vata-Pita-Kapha, (estes 4 tipos são mais raros), Vata↔Pita, Vata↔Kapha, Pita↔Kapha. Mas muitas desordens não se restringem apenas ao seu dosha, e grande ênfase deve ser dado à desordem em si - Vikruti, e assim encontrar a terapia apropriada.